- toncostajornalista
- 23 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

Ascom Professora Goreth
Uma sessão solene está programada para acontecer no próximo dia 28 de fevereiro, a partir das 10h, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, com o intuito de homenagear o livro didático. A iniciativa foi motivada pela aprovação do Requerimento 4056/2023, de autoria da deputada Professora Goreth (PDT-AP), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Escola Pública.
O evento tem como objetivo destacar a importância e o valor deste recurso pedagógico, que desempenha um papel crucial na promoção da educação de qualidade em todo o país. A Aprende Brasil Educação é apoiadora da iniciativa.
“Nossa intenção é de promover a reflexão sobre a importância do livro didático como um instrumento valioso para a educação, independentemente de questões políticas e regionais. Por meio dessa sessão solene, desejamos celebrar o valor do livro didático e destacar o compromisso de todos os envolvidos na promoção da educação de qualidade no Brasil”, destacou a parlamentar.
Os livros didáticos são fundamentais para o processo de ensino e aprendizagem, especialmente em regiões remotas e desfavorecidas, onde proporcionam de forma equitativa a construção de conhecimento, capacitando professores e estudantes para o pleno exercício da cidadania, conforme garantido pela Constituição brasileira.

O Dia Nacional do Livro Didático é celebrado no Brasil em 27 de fevereiro. Desde 1985, o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), é o responsável por fornecer todos os livros didáticos para os alunos das redes públicas de ensino de todo o país.
Segundo o Fundo Nacional da Educação (FNDE), todos os anos cerca de 150 milhões de livros didáticos circulam por mais de 140 mil escolas brasileiras e chegam a 40 milhões de estudantes. O Ministério da Educação (MEC) faz um investimento de R$ 1,9 bilhão anualmente em obras didáticas.
A expectativa é de que o evento reúna parlamentares, educadores, representantes de instituições de ensino e demais interessados na valorização e promoção do livro didático como ferramenta fundamental para o desenvolvimento educacional do país.
Kommentare