- toncostajornalista
- 11 de jun.
- 1 min de leitura

Ascom Professora Goreth
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (11), o parecer favorável ao projeto de lei, de autoria da deputada federal Professora Goreth (PDT/AP), que cria o Fundo Estudantil de Incentivo ao Protagonismo Juvenil. A proposta prevê apoio financeiro a estudantes da rede pública estadual e federal para participação em eventos científicos, culturais, políticos, educacionais e esportivos, além de projetos de empreendedorismo social, pesquisas e intercâmbios acadêmicos no exterior.
Clique aqui e acompanhe os pareces aprovados e inteiro teor do PL
O parecer aprovado é de relatoria do deputado Maurício Carvalho (União-RO), que reconheceu a importância da proposta para ampliar as oportunidades educacionais da juventude brasileira.
“O fundo vem para preencher uma lacuna histórica enfrentada por milhares de estudantes que, mesmo selecionados para representar seus estados ou o país em eventos e projetos, acabam esbarrando na falta de recursos”, destacou a deputada Professora Goreth.
De acordo com a parlamentar, o projeto nasce de um processo de escuta ativa com a juventude e da vivência direta nas escolas públicas. “Trata-se de garantir que jovens talentosos não deixem de viver experiências transformadoras por falta de apoio. Estamos falando de inclusão, de justiça e de futuro”, reforçou.
A proposta representa um importante avanço no fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação e à juventude, além de reafirmar o compromisso da deputada com uma escola pública de qualidade, que reconhece, incentiva e apoia os sonhos de seus estudantes.
A expectativa agora é que o projeto siga sua tramitação nas demais comissões da Casa até chegar à votação final no Congresso Nacional.
Comments