- toncostajornalista
- 31 de ago. de 2023
- 2 min de leitura

Ascom Professora Goreth
A deputada Professora Goreth (PDT-AP), presidente da Subcomissão Especial de Recomposição das Aprendizagens, destacou o trabalho do colegiado durante discurso em plenária nesta quinta-feira (31). A parlamentar ressaltou que a subcomissão tem trabalhado para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes no retorno às aulas presenciais, após dois anos de pandemia de covid-19.
“O trabalho da subcomissão é fundamental para que possamos garantir a retomada das aprendizagens dos nossos alunos”, afirmou Goreth. “Temos que trabalhar para recuperar o tempo perdido e garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade.”
Clique aqui e veja o discurso
A deputada também apresentou dados referentes a educação durante a pandemia. Segundo um estudo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o percentual de alunos com reprovação ou abandono escolar aumentou de 2,9% para 4,7% entre 2019 e 2021.
Outro dado destacado pela parlamentar fez um recorte do estudo desenvolvido pelo Banco Mundial e apresentado pelo economista-chefe para o Desenvolvimento Humano, Norbert Schady, diz que entre as crianças em idade escolar, em média, para cada 30 dias de fechamento de escolas durante a pandemia, os alunos perderam cerca de 32 dias de aprendizagem.
“Esses dados são preocupantes”, disse Goreth. “Precisamos agir para evitar que a pandemia tenha um impacto ainda maior na educação.”
A subcomissão especial de Recomposição das Aprendizagens foi criada e instaurada na quarta-feira, 30 de agosto, para acompanhar e avaliar as ações do governo federal para a retomada das aprendizagens. O colegiado é formado por representantes da Câmara dos Deputados: deputadas Tábata Amaral (PSB-SP), professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP), Socorro Neri (PP-AC), Duda Salabert (PDT-MG), Adriana Ventura (NOVO-SP), Lídice da Mata (PSB-BA), deputados Idilvan Alencar (PDT-CE) e Rafael Brito (MDB-AL).
"É também nosso dever assegurar o sucesso escolar, principalmente dos mais vulneráveis, incentivando não só a continuarem seus estudos, mas também garantindo uma trajetória escolar de sucesso que os possibilitem alcançar posições de liderança e destaque em todas as áreas da nossa sociedade", finalizou a parlamentar.
コメント