top of page

ree

Ascom Professora Goreth


A deputada federal Professora Goreth (PDT-AP) foi uma das autoridades que participou do encontro “O Futuro Passa Pelos Professores”, realizado pela Frente Parlamentar Mista da Educação, na noite desta terça-feira, 21. O evento aconteceu na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília, e fez parte da programação do primeiro encontro presencial do Grupo de Trabalho de Educação do G20 no Brasil.

 

O jantar reuniu representantes dos países do G20 e organizações internacionais. A pauta principal do encontro foi a valorização global dos profissionais da educação. O ministro da Educação, Camilo Santana, e os parlamentares da Frente da Educação na Câmara Federal, Idilvan Alencar, Socorro Neri e Rafael Brito, também participaram do evento.


Em seu discurso, Professora Goreth ressaltou importantes conquistas recentes, como a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular, a construção do Novo Ensino Médio e a aprovação do novo Fundeb, que garantirá mais recursos federais para estados e municípios. Ela também enfatizou a necessidade de revisão e aprovação do Plano Nacional de Educação e a criação de um Sistema Único de Educação.

 

"A educação é a base de uma sociedade justa e próspera. Precisamos de um plano robusto e de um sistema integrado que garanta qualidade e equidade no ensino para todos os brasileiros, independente de sua origem ou condição socioeconômica", afirmou a parlamentar. 

ree

A deputada alertou para o déficit global de educadores, conforme indicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que estima a necessidade de 44 milhões de docentes adicionais para alcançar a educação básica universal até 2030.

 

“Salários inadequados, falta de recursos, condições precárias de trabalho e, às vezes, até mesmo falta de reconhecimento social são alguns dos fatores determinantes no crescente abandono dessa carreira por muitos profissionais ao redor do mundo”, pontuou.

 

A transformação tecnológica foi outro ponto central de sua fala. Professora Goreth destacou como ferramentas digitais, inteligência artificial e realidades aumentada e virtual têm democratizado o acesso ao conhecimento e tornado o aprendizado mais envolvente e interativo. No entanto, ela ressaltou a importância da dimensão humana no processo educacional, destacando o valor insubstituível do papel do professor.

 

Para enfrentar os desafios da educação, a deputada propôs um pacto global pela educação, que deve envolver governo, sociedade, empresas, ONGs e a comunidade internacional.

 

“Esse pacto incluiria: investimentos adequados e constantes em infraestrutura e recursos humanos; oferta de formação continuada de qualidade e condições de trabalho dignas; integração eficaz de tecnologias educacionais; acesso a uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens; colaboração entre governo, setor privado, ONGs e organismos internacionais; e ajustes e melhorias contínuas nas políticas educacionais”, sugeriu Professora Goreth.

 

A deputada finalizou sua participação reafirmando seu compromisso com uma educação que forme cidadãos críticos, conscientes e preparados para contribuir para uma sociedade justa, inclusiva e sustentável.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page