- toncostajornalista
- 6 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Ascom Professora Goreth
Nesta quarta-feira, 6, a deputada federal Professora Goreth (PDT-AP) e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, se reuniram em Brasília com os reitores dos Institutos Federais (IFs) dos estados da Amazônia. Durante a reunião, foram discutidos projetos estratégicos para o avanço educacional da região amazônica, com ênfase na melhoria da infraestrutura e na ampliação das oportunidades de ensino técnico e superior.
Outro ponto relevante do debate foi o Fator Amazônico, defendido pela deputada Professora Goreth e pelos presentes como critério fundamental para a formulação de políticas públicas específicas para os estados da Amazônia, considerando as peculiaridades e desafios da região.
“Investir na educação é garantir que nossa juventude tenha mais oportunidades e que a nossa região continue avançando. É essencial que o Fator Amazônico seja considerado na elaboração de políticas que beneficiem nossos estados”, reforçou a parlamentar.

Um segundo encontro foi agendado para acompanhar os avanços das pautas discutidas
O encontro, realizado no Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), contou com a presença dos reitores Romaro Silva (Amapá), Jaime Cavalcante Alves (Amazonas), Nilra Jane (Roraima), Ana Paula Palheta (Pará), Moisés José Rosa Souza (Rondônia), Fábio Storch de Oliveira (Acre) e Antonio da Luz Júnior (Tocantins).
“Os reitores dos Institutos Federais da Região Norte estão juntos com a bancada do Norte em prol do Fator Amazônico na educação”, pontuou o reitor Jaime Cavalcante, do Instituto Federal do Amazonas. “Fator amazônico como política de equidade social como investimento pro nosso povo, para nossa gente”, complementou Romaro Silva, reitor do Instituto Federal do Amapá.
Ainda durante o encontro, outro tema central foi a participação dos IFs na COP30, que ocorrerá em 2025. Os reitores enfatizaram a importância de priorizar o Fator Amazônico e o adicional de interiorização como pautas urgentes do Governo Federal, para que se tornem políticas concretas.
“O desenvolvimento da Amazônia passa necessariamente por investimentos sólidos na educação. Precisamos garantir que os nossos institutos federais tenham o suporte necessário para formar jovens preparados para os desafios da nossa região, respeitando as particularidades e riquezas que o Fator Amazônico representa”, finalizou o ministro Waldez Góes.
Comments