- toncostajornalista
- 13 de mar.
- 2 min de leitura

Ascom Professora Goreth
A deputada federal Professora Goreth (PDT-AP) destinou R$ 18,6 milhões à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) para a aquisição de máquinas de dessalinização, garantindo água potável para comunidades do Bailique e da região do Baixo Araguari, que abrange os municípios de Cutias, Tartarugalzinho e Amapá.
O investimento já está em execução, com nove equipamentos entregues e em fase de instalação sob supervisão técnica da Caesa e da empresa responsável. Cada máquina tem capacidade de produzir 3 mil litros de água por dia, beneficiando diretamente centenas de famílias.
Comunidades já contempladas:
Vila do Carneiro, Vila do Buritizal, Maranata, Franco Grande e Vila Ponta da Esperança – 1 máquina cada;
Vila Progresso – 4 máquinas.
Além dessas, mais 19 comunidades do Bailique e quatro do Baixo Araguari – sendo duas em Cutias, uma em Tartarugalzinho e outra no município de Amapá – também receberão os equipamentos nos próximos meses, ampliando ainda mais o acesso à água potável para a população.

A iniciativa foi articulada pelo vereador de Macapá, Banha Lobato, que levou a demanda à deputada, em conjunto com o presidente da Caesa, Jorge Amanajás.
“Garantir água potável é garantir dignidade. Seguimos trabalhando para levar mais qualidade de vida às comunidades do Amapá”, destacou a deputada Professora Goreth.
O vereador Banha Lobato também ressaltou a importância do investimento.
“Fazer a entrega dessas máquinas me deixa muito feliz, pois é fruto de muito trabalho e perseverança. Obrigado, deputada Goreth, pela sensibilidade e pelo investimento, que resultará em mais qualidade de vida para essas famílias”.
Para o presidente da Caesa, Jorge Amanajás, o projeto é resultado de um esforço coletivo.
“Fruto de dois anos de trabalho, pesquisa e esforço conjunto do Governo do Estado, Caesa e iniciativa privada, que teve sua garantia de implementação por meio do recurso disponibilizado pela Professora Goreth, que, sensível à situação daquelas famílias, abraçou essa causa”.

O impacto do projeto já é sentido pelos moradores beneficiados. O líder comunitário da Vila do Carneiro, Marlon Mendes, destacou a importância da iniciativa.
“É algo que vem transformar as nossas vidas e vai fazer a diferença para nossa comunidade e para as demais que receberão o equipamento. Muito obrigado, deputada”,

O pescador Nazareno Santana, morador do Bailique, também comemorou a conquista: “O Bailique estava esquecido, mas agora, a situação vem mudando. Ter água boa para beber, o ano todo, é muito bom.”
Comments