- toncostajornalista
- 2 de mai. de 2024
- 2 min de leitura

Foto: Divulgação/Secom GEA
Ascom Professora Goreth
Durante a abertura da Caravana Federativa no Amapá, nesta quinta-feira, 2, a deputada federal Professora Goreth (PDT-AP) reforçou a necessidade de mais ações do Governo Federal no estado, especialmente no que diz respeito à política educacional. Em seu discurso, a parlamentar destacou os nove anos de ausência de apoio da União, enfatizando a falta de suporte do Ministério da Educação (MEC) na estruturação física e no desenvolvimento da educação no estado.
"Ao longo de nove anos, nosso estado não teve nenhum apoio do Governo Federal, especificamente em relação à política educacional", afirmou Professora Goreth. "O MEC retirou suas estruturas físicas há mais de 20 anos, sem criar um ambiente para nos apoiar no desenvolvimento da política educacional."
No entanto, a parlamentar ressaltou os recentes avanços e o retorno do Governo Federal, citando a presença do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Amapá.
"Hoje nós já tivemos o FNDE neste estado, trazendo soluções, inclusive com programas para ajudar todos os municípios e a Secretaria Estadual de Educação a recuperar esse tempo perdido. E nós estamos muito felizes com isso", destacou.
A abertura da Caravana no Parque de Exposições da Fazendinha, na Zona Sul de Macapá, contou com a presença do ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, do governador do Amapá, Clécio Luís, do senador Davi Alcolumbre, além de outras autoridades. O ministro Waldez não pode participar do primeiro dia do evento, pois foi convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a integrar uma comitiva do Governo Federal no Rio Grande do Sul, estado afetado por chuvas intensas.
Após a cerimônia de abertura, Professora Goreth visitou os estandes da Caravana, que conta com mais de 40 entidades federais apresentando a carta de serviços oferecidos pela União, além de secretarias do Governo do Amapá.
"Ter esse contato direto com as iniciativas e programas em andamento, reforça o compromisso com o fortalecimento da educação e o desenvolvimento do nosso Amapá e do Brasil", finalizou.


Sobre a Caravana Federativa
A programação segue até sexta-feira (3), com oferta de atendimentos, acesso a informações sobre programas, serviços essenciais e cooperação entre os entes federativos. O encontro é voltado para gestores estaduais e municipais, com o objetivo de estreitar o contato entre as esferas governamentais e possibilitar a captação de recursos, diálogos, elaboração de projetos, soluções de problemas processuais e parcerias em favor do bem-estar da população.
Comments