- toncostajornalista
- 28 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Deputada Professora Goreth destaca "fator amazônico" durante repactuação do regime de colaboração na educação do AP

Ascom Professora Goreth
A deputada federal Professora Goreth (PDT-AP) marcou presença na solenidade de repactuação do regime de colaboração da educação entre estado e municípios, realizada nesta terça-feira, 28, em Macapá. Durante seu discurso, a parlamentar reafirmou seu compromisso com o "fator amazônico" como elemento diferencial para o financiamento da educação nos estados da região amazônica.
O evento, que contou com a participação de prefeitos, secretários municipais de educação, representantes do Ministério da Educação (MEC) e do governador em exercício, teve como objetivo fortalecer a parceria entre a rede estadual e as redes municipais de ensino. Professora Goreth destacou a importância do diálogo permanente e ações conjuntas para impulsionar a aprendizagem e aprimorar os indicadores educacionais.

Cerimônia contou com a participação de prefeitos, secretários municipais de educação e representante do MEC
O regime de colaboração da educação, implementado em 2019 por meio da Lei 2448/2019, foi uma iniciativa liderada pela própria deputada quando ocupava a posição de secretária de Educação do Amapá. Além de estabelecer as bases para a colaboração entre os entes federativos, a legislação também instituiu o Programa Criança Alfabetizada, visando garantir a alfabetização adequada das crianças no estado.
Professora Goreth enfatizou que o "fator amazônico" não apenas reflete a peculiaridade da região, mas também representa uma oportunidade para desenvolver políticas educacionais adaptadas à realidade amazônica.
“Meu mandato está focado em tornar realidade o fator amazônico como diferencial no financiamento da educação dos estados da região amazônica, o que também vai proporcionar uma educação mais equitativa e inclusiva”, pontuou a parlamentar.

Professora Goreth ladeada por Veveu Arruda, diretor executivo da Associação Bem Comum, secretária de Estado da Educação do AP, Sandra Casimiro, e da secretária executiva do MEC, Izolda Cela
O evento foi marcado pelo comprometimento dos gestores municipais em fortalecer a colaboração e pela presença ativa da secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, que elogiou a iniciativa do Amapá em buscar soluções específicas para os desafios educacionais da região amazônica. Com a repactuação do regime de colaboração, a expectativa é que novas estratégias sejam implementadas para consolidar o compromisso com a qualidade da educação no estado.
Comments