- toncostajornalista
- 10 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Ascom Professora Goreth
A deputada federal Professora Goreth (PDT-AP) participou do programa “Elas Pautam”, transmitido pela TV Câmara dos Deputados, para debater sobre a presença e a importância das lideranças femininas em todos os setores da sociedade. Conduzido pela apresentadora Regina Assumpção, o programa também contou com a participação da professora Carla Sabrina Xavier Antloga, do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB).
Durante sua participação, a deputada destacou o Projeto de Lei 4254/2023, de sua autoria, que visa instituir a Política Nacional de Promoção de Mulheres e Meninas em Espaços de Liderança. O PL tem como objetivo principal promover a igualdade de gênero e fortalecer a presença feminina em cargos de liderança, tanto no setor público quanto no privado.
“A liderança feminina é essencial para promover a diversidade, inovação e inclusão em todas as esferas da sociedade. Esse projeto visa capacitar meninas e mulheres para que elas possam alcançar posições de liderança e contribuir ainda mais para o desenvolvimento do nosso país”, afirmou a deputada Professora Goreth.
Entre as principais ações previstas na política, estão programas de capacitação para preparar mulheres para cargos de liderança em diversas áreas, além de incentivar a participação de meninas em atividades extracurriculares, como debates, competições de oratória e esportes. O projeto também propõe ações que promovam a equidade de gênero no acesso a cargos de chefia e liderança em setores públicos e privados.
A parlamentar explicou que a política será regulamentada pelo Poder Executivo, que poderá incentivar a adesão de entidades privadas por meio de incentivos simbólicos ou financeiros. A implementação da política será monitorada por indicadores de desempenho, com a criação de um observatório nacional específico para avaliar seu progresso.
De acordo com a ONU-Mulheres, somente 21% dos cargos ministeriais em todo o mundo são ocupados por mulheres e apenas três países têm 50% ou mais mulheres no parlamento; 22 países são chefiados por uma mulher.
O programa “Elas Pautam” destacou a importância de iniciativas como essa para fortalecer o papel das mulheres na sociedade e combater desigualdades históricas. Para Professora Goreth, o PL 4254/2023 é mais um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e equitativa, onde as mulheres ocupem espaços de liderança de forma mais ampla e igualitária.
コメント