- toncostajornalista
- 5 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

Ascom Professora Goreth
A deputada federal Professora Goreth (PDT-AP) oficializou seu apoio à greve dos docentes federais ao assinar, nesta quarta-feira, 5, a carta aberta promovida pelo Comando Nacional de Greve do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). O documento, que vem sendo endossado por diversos parlamentares, inclusive aqueles da base governista, apresenta as principais reivindicações do movimento grevista.
Entre os pontos destacados pela carta estão a necessidade de melhoria das condições de trabalho, a recomposição do orçamento das Universidades, Institutos Federais e Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), a revogação de medidas antidemocráticas impostas à categoria desde 2016, ajustes na estrutura da carreira docente e a recuperação do poder de compra dos salários.
O Andes-SN apresentou ao Governo Federal uma contraproposta de ajustes lineares em 2024 (3,69%), 2025 (9,00%) e 2026 (5,16%). De acordo com o documento, “essas medidas não apenas evitam uma alteração precipitada na estrutura da carreira, como traz impactos orçamentários pouco significativos comparada à proposta do governo federal, sendo uma diferença de 570 milhões em 2024, 830 milhões em 2025 e 590 milhões em 2026”.
O Comando Nacional de Greve também denuncia a assinatura de um acordo entre o governo federal e a Proifes, entidade cuja legitimidade e representatividade são questionadas, pois representa menos de 10% da categoria docente e enfrenta insatisfação em suas bases. O governo, segundo o documento, encerrou as negociações de forma abrupta e assinou o acordo com a Proifes de maneira desrespeitosa com os docentes.
A assinatura da deputada Professora Goreth reforça o compromisso dos parlamentares com a educação pública federal e com a formação de pessoal qualificado.
“Nosso apoio parlamentar é para pressionar o governo a retomar as negociações com os docentes e demonstrar que é possível viabilizar os recursos necessários para atender às demandas da categoria”, pontuou a deputada.
Comments