- toncostajornalista
- 23 de mai. de 2024
- 1 min de leitura

Ascom Professora Goreth
Foi creditada no Fundo Estadual de Saúde do Governo do Amapá, nesta quinta-feira, 23, a quantia de R$ 18,9 milhões em emendas destinadas pela deputada federal Professora Goreth (PDT-AP). O recurso deve ser utilizado para fortalecer o programa de saúde mental nas escolas públicas amapaenses.
A estratégia é levar atendimento especializado na área da saúde mental, não apenas para profissionais da educação, mas, principalmente, para os estudantes que frequentam as escolas estaduais da capital e dos municípios. O recurso possibilitará a contratação de diversos profissionais especializados, como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, que trabalharão diretamente nas unidades escolares.
Além disso, serão oferecidos serviços de capacitação e treinamento contínuo para professores e funcionários, focando em técnicas de identificação e manejo de questões relacionadas à saúde mental. Esses treinamentos incluem workshops sobre prevenção ao bullying, técnicas de mediação de conflitos e estratégias de promoção de um ambiente escolar saudável e inclusivo.
"Esse aporte financeiro agregará novos profissionais e serviços à pauta da saúde mental escolar. Essa é uma prioridade para garantir um ambiente de aprendizado saudável e acolhedor em nossas escolas", afirmou Professora Goreth.
O programa de saúde mental nas escolas estaduais surge como uma resposta necessária aos desafios enfrentados pela comunidade educacional, especialmente diante do contexto pós-pandemia e suas consequências na saúde mental de professores, alunos e funcionários das escolas. Problemas como ansiedade, depressão e estresse têm se tornado cada vez mais comuns, e a abordagem integrada proposta busca oferecer suporte abrangente e eficaz.
"Precisamos cuidar de nossa comunidade escolar para que ela possa cuidar do futuro de nossa sociedade”, finalizou a parlamentar.
Comments