top of page


Ascom Professora Goreth


Foi lançada hoje, 28 de junho, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Amazônia. O grupo, que será coordenado pela deputada Professora Goreth (PDT-AP), pretende defender os interesses da região, priorizando o desenvolvimento sustentável, a proteção dos recursos naturais e a implementação do fator amazônico, para financiamento dos estados que compõe a região amazônica.


A Frente Parlamentar tem como vice-presidente a deputada Socorro Neri (PP-AC), conta com 203 deputados federais e 15 senadores signatários, tendo como objetivo principal o protagonismo no processo decisório no legislativo, mobilizando parlamentares, em torno das políticas que, direta ou indiretamente, afetem a Amazônia e a população que lá reside.


“Essa Frente ela quer sim tratar da preservação, do desenvolvimento social e econômico, mas com foco nas pessoas, e com foco em políticas públicas que garantam ser diferenciadas para que elas sejam de qualidade”, destacou a parlamentar Professora Goreth.

A Frente Parlamentar conta com 10 eixos temático previamente pontuados e que serão validados na fase de construção do planejamento estratégico, sendo eles: Preservação Ambiental e Gestão de Recursos Naturais; Direitos dos Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais; Desenvolvimento Sustentável e Fator Amazônico; Educação Ambiental e Conscientização; Cooperação Internacional e Relações Externas; Monitoramento e Controle do Desmatamento e Clima; Regularização Fundiária e Ordenamento Territorial; Saúde e Bem-estar das Comunidades Amazônicas; Infraestrutura e Logística na Amazônia; e Ciência, Inovação e Tecnologia na Amazônia.


O lançamento contou com a participação de líderes políticos, especialistas, representantes de organizações da sociedade civil e comunidades locais. Foi um momento de diálogo, troca de ideias e definição de estratégias para a atuação conjunta em defesa da Amazônia.

Presidente da Embrapa Amapá, Cláudio Carvalho, ressaltou a importância de mais investimentos em pesquisas na Região Amazônica


“Quando a gente olha, por exemplo, a questão da ciência e tecnologia na região amazônica, é algo muito complexo e que precisa de investimentos”, pontuou o presidente da Embrapa Amapá, Cláudio Carvalho.


Por meio de parcerias com órgãos governamentais, entidades não governamentais e a sociedade civil, pretende-se fortalecer a fiscalização, ampliar a conscientização e promover ações efetivas de conservação.


Secretária executiva da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, Beatriz Nóbrega, participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Amazônia


“Trazer a sociedade, a academia, os setores produtivos para esse debate, reforça a importância que a Frente em Defesa pela Amazônia tem de construir um ambiente de colaboração e de transparência”, comentou a secretária executiva da Frente Parlamentar pelo Livre Mercado, Beatriz Nóbrega.



 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page