- toncostajornalista
- 23 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Ascom Professora Goreth
Na manhã desta terça-feira, 23 de abril, durante o encontro “Café com a Ministra Sônia Guajajara”, em Brasília, a deputada federal Professora Goreth (PDT-AP) entregou pessoalmente uma carta à Ministra dos Povos Indígenas, destacando questões cruciais para a região amazônica e os direitos das comunidades indígenas.
No texto, a deputada expressa sua preocupação com a situação dos povos originários do Brasil e reafirma seu compromisso em zelar pelos direitos e interesses dessas comunidades. Destaca também a importância vital dos povos indígenas para a preservação da cultura, história e biodiversidade brasileira.
Um dos pontos centrais da carta é o apelo pela consideração do "Fator Amazônico" no desenvolvimento de políticas públicas para a região, visando reduzir os custos adicionais impostos pelo vasto território amazônico.
“Por isso, como parlamentar, sou militante para que o poder executivo considere o Fator Amazônico no momento de formular toda e qualquer política pública a ser realizado na Amazônia. Com isso, é fundamental que o Ministério dos Povos Indígenas esteja envolvido no processo de planejamento e execução do orçamento federal, de modo a garantir que esses custos adicionais impostos pelo território Amazônico não prejudiquem ainda mais as comunidades indígenas e suas terras”, pontua um trecho da carta.

Além disso, a parlamentar destaca a importância da participação e autonomia das lideranças indígenas em todas as etapas do processo decisório, assegurando o respeito aos seus costumes, tradições e conhecimentos ancestrais.
“É essencial ouvir e envolver as lideranças indígenas em todas as etapas do processo de tomada de decisão, garantindo sua autonomia e autodeterminação”, pontua o documento.
Ao final da carta, Professora Goreth reitera seu compromisso em defender os direitos dos povos indígenas e em colaborar com o Ministério dos Povos Indígenas na promoção de uma agenda de desenvolvimento sustentável e inclusivo para todas as comunidades indígenas do Brasil. Clique aqui e Leia a carta na íntegra
Comments