- toncostajornalista
- 9 de jul.
- 2 min de leitura

Assessoria Professora Goreth
O Centro de Valorização da Educação (CVEDUC) está entre os dez finalistas do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2025, uma das maiores honrarias concedidas pelo Congresso Nacional a iniciativas que contribuem significativamente para a promoção da educação no Brasil. A indicação foi feita pela deputada federal Professora Goreth (PDT/AP), em reconhecimento ao papel transformador desempenhado pela instituição no fortalecimento da educação pública e na valorização dos profissionais do magistério.
A escolha dos finalistas foi feita nesta quarta-feira (9), pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O CVEDUC foi selecionado ao lado de outras nove iniciativas e personalidades de destaque na área educacional, como o CIEP Brizolão Mané Garrincha, a Comissão Pró-Indígena do Acre e o educador Anísio Teixeira (in memoriam).
“Indicar o CVEDUC ao Prêmio Darcy Ribeiro é reconhecer um trabalho sério, comprometido com a valorização da educação e dos educadores. O centro atua na formação, apoio técnico e articulação de políticas públicas que impactam diretamente a qualidade do ensino, especialmente na Amazônia. É uma alegria imensa vê-lo entre os finalistas”, celebrou a deputada Professora Goreth.
O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é concedido anualmente a pessoas ou instituições que tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento da educação no país. A premiação é uma homenagem à memória e ao legado do antropólogo e educador Darcy Ribeiro, defensor incansável da escola pública, democrática e de qualidade.
Sobre o CVEDUC
O CVEDUC é um espaço de cuidado, escuta e acolhimento, criado pela Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed/AP) em junho de 2018, voltado à valorização da saúde mental e emocional de servidores da educação e estudantes da rede pública. Atuando com uma abordagem multiprofissional e metodologias ativas, o centro tem sido fundamental para a promoção de um ambiente escolar mais saudável, humano e equilibrado.
O CVEDUC desenvolve oficinas socioeducativas, ações preventivas e acompanhamento psicopedagógico, com atenção a temas como bullying, ansiedade, cyberbullying e relações interpessoais. Também é conhecido como espaço VIDA – Valorização, Incentivo, Desenvolvimento e Assistência –, e conta com uma equipe técnica especializada em práticas psicossociais e psicopedagógicas.
O Centro oferece ainda atendimentos na área de fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e educação física. Durante o ano de 2024, foram contabilizados mais de 8 mil atendimentos no Centro de Valorização da Educação, representando uma demanda social crescente e importante para a rede de ensino amapaense.



Comentários