- toncostajornalista
- 17 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

Ascom Professora Goreth
Nesta terça-feira, 18, às 10h, será realizada uma audiência pública no Plenário 10 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir os impactos do ‘fator amazônico’ na educação. O evento é uma iniciativa da deputada federal Professora Goreth (PDT-AP), que tem liderado as discussões sobre o tema.
O evento contará com a presença de representantes de importantes órgãos e entidades ligadas à educação, entre eles o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Conselho dos Secretários de Educação (Consed), a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Amazonas (Undime), o Colegiado de Reitores dos Institutos Federais, Instituto Natura e o Todos Pela Educação.
O termo “fator amazônico” é utilizado para se referir aos custos adicionais, muitas vezes relacionados à logística e transporte que empresas e governos precisam arcar para realizar operações comerciais, infraestruturas ou de serviços na região amazônica do Brasil, nesse caso específico, refere-se aos custos adicionais para viabilizar a execução de políticas públicas educacionais realizadas no território Amazônico.
“A audiência pública representa um passo significativo na busca por políticas mais eficazes e inclusivas para as comunidades escolares da Amazônia e áreas adjacentes”, destacou Professora Goreth.
O evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, garantindo assim a ampla divulgação e participação da sociedade civil.
Subcomissão Especial do Fator Amazônico
Criada em maio deste ano pela Comissão da Amazônia e dos Povos Originários, a Subcomissão Especial do Fator Amazônico atende ao Requerimento n° 11/2024, da deputada Professora Goreth (PDT-AP). A ideia é estabelecer um espaço dedicado ao debate e promoção do 'fator amazônico' nas políticas públicas.
A subcomissão, que será integrada por cinco membros titulares e cinco suplentes, terá como missão estudar os custos adicionais associados à região amazônica na implementação de ações governamentais. Além disso, buscará formas de aplicar o 'fator amazônico' nas políticas públicas básicas, visando promover o desenvolvimento sustentável e a dignidade das populações locais.
Comments